Indaiatuba é a cidade da RMC com maior crescimento populacional nos últimos 12 anos

Foi contabilizado o aumento de 64.974 pessoas a mais na prévia disponibilizada pelo IBGE
05/01/2023 13:31h

Foto: Divulgação/RIC-PMI

Recenseadores do Censo Demográfico 2022 com os uniformes que são utilizados durante as visitas.

De acordo com os números do Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da pesquisa  efetuada no município, foi constatado que Indaiatuba obteve uma média de crescimento de 27% nos últimos 12 anos, sendo a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com maior aumento populacional. No período de 2010 até a prévia enviada ao Tribunal de Contas da União (TCU) em dezembro de 2022, a população que registrava 201.619 habitantes aumentou para 266.593 habitantes. Ou seja, 64.974 pessoas a mais contabilizadas até o momento.

Por se tratar de uma prévia pode sofrer alterações até o fechamento dos dados oficiais. As informações têm como finalidade cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população dos municípios do país para o TCU. A cidade de Hortolândia também obteve o aumento de 27% no mesmo período.

Os munícipes que ainda não responderam ao Censo demográfico devem entrar em contato pelo Disque-Censo pelo número 137 e responder ao questionário inicial fornecendo as informações como: telefone, e-mail, endereço e nome, assim confirmando se, realmente, o domicílio ainda não foi recenseado. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todos os dias da semana até o final do mês de janeiro, das 8h às 21h30.

+ Sobre o Disque-Censo

Após esse procedimento, se constatado que nenhum morador do domicílio respondeu o Censo, o representante do IBGE agendará uma visita. A entrevista só poderá ocorrer de maneira presencial, tendo em vista a necessidade de confirmação das informações passadas por telefone e de georreferenciamento do domicílio. Todas as informações prestadas ao estudo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são sigilosas.

Caso haja dúvidas, o munícipe poderá consultar se o profissional está cadastrado como técnico do IBGE entrando em contato pelo telefone 0800 721 8181 ou pesquisar pelo link (Clique aqui!) e informar o número da matrícula, CPF ou RG.

• Redator(es): Alyne Cervo