A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Saae investe em produtos e tecnologia para melhoria no tratamento da água

São medidas significativas e inovadoras para a remoção de compostos que conferem gosto e odor à água
31/10/2023 08:36h


Foto: Eliandro Figueira/RIC-PMI
Saae investe em produtos e tecnologia para melhoria no tratamento da água

Iniciativas refletem o compromisso da autarquia em fornecer água segura e potável para todos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) está sempre buscando melhorias e aprimoramento no processo de tratamento da água. Duas iniciativas recentes merecem destaque: a implantação de dióxido de cloro nas Estações de Tratamento de Água I e III (Vila Avaí e Pimenta) e a contratação de uma empresa especializada na implantação de sistemas de alta capacidade de dosagem de carvão ativado.

 

A água distribuída pelo Saae atende, e sempre atendeu, ao padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde. As medidas que estão sendo adotadas visam aperfeiçoar ainda mais os processos adotados nas estações de tratamento, principalmente quanto a remoção de substâncias com potencial de causar gosto e odor na água, substâncias produzidas por gêneros específicos de algas, que não apresentam toxidade ao consumo, mas que podem apresentar odor característico, mesmo em baixíssimas concentrações, e ser notado por consumidores com mais sensibilidade (Gosto e odor são parâmetros medidos em uma escala de 0 a 6).

 

O dióxido de cloro, um oxidante e desinfetante de grande reputação, que está sendo implantado nas ETAs, é um composto que se destaca por sua alta reatividade, residual relativamente persistente, baixa formação de compostos organo-halogenados, capacidade de inativar microrganismos e é eficaz na remoção de compostos que podem causar gosto e odor, tornando a água mais agradável ao paladar.

 

Outra medida importante é a contratação de uma empresa especializada na implantação e operação de sistemas de alta capacidade de dosagem de carvão ativado nas ETAs, produto utilizado no processo de adsorção, pois possui eficiência comprovada na remoção de substâncias orgânicas que causam gosto e odor, remoção de subprodutos da oxidação, entre outros. O Carvão Ativado já é utilizado nos sistemas de tratamento de água do SAAE há décadas, no entanto, a atual contratação é para a implantação de sistemas com alta capacidade de preparo e dosagem visando atender futuras demandas em períodos críticos e prolongados de estiagens.

 

Para o superintendente do Saae, Eng. Pedro Claudio Salla, essas iniciativas refletem o compromisso da autarquia em continuar fornecendo água de qualidade aos consumidores e o comprometimento em manter a água segura e potável. 

  • Redator(es): Departamento de Comunicação Social - DCS/SAAE
  • Release N.º: 929

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba