A-
A+

Gabinete do Prefeito

 

Seleção

Seleção Geral

Após ter se alistado, o cidadão recebera seu  certificado se alistamento (CAM), contendo seus dados pessoais, dia e horário do primeiro retorno marcado para sua apresentação na junta militar, onde tomara conhecimento de sua situação militar, ou seja: será dispensado ou convocado para seleção de inspeção.

Dispensados

Aos que tiverem sido dispensados na seleção geral (normalmente em julho) terão carimbo de dispensa no verso do CAM, receberão taxa para ser paga. O jovem devera trazer taxa paga,  mais foto 3/4, mais CAM na junta militar, para ser marcado o dia de juramento à bandeira e recebimento do seu documento definitivo que é o certificado de dispensa de incorporação CDI.

Seleção de Inspeção

Os jovens convocados para seleção, serão submetidos a uma serie de avaliações medicas (físicas, dentárias e psicológicas) testes e entrevistas. A seleção terá dia, local e horário determinados.

Aquele que, de acordo com os testes aplicados não forem considerados aptos para as forças armadas, serão dispensados das obrigações do serviço militar, e recebem o CDI (certificado de dispensa de incorporação).

Os que forem considerados APTOS, deverão retornar no início do ano seguinte, para nova avaliação ou dispensa.

Incorporação

Os conscritos designados serão incorporados a partir de março do ano seguinte de seu alistamento no 2º GACL. Regimento Deodoro na cidade de Itu.

Refratário

Caso o cidadão não  se apresente na seleção geral com sua classe, e não tenha cumprido nenhum dos procedimentos do item Dispensa do serviço militar, será considerado refratário. Neste caso terá que pagar multa, que aumenta de acordo com a demora da regularização da situação, e passar pela próxima seleção (sempre realizada no segundo semestre de cada ano ). Só é considerado Refratário o cidadão que tenha sido convocado para seleção de inspeção e não tenha comparecido.

Seleção Especial

A seleção especial é a convocação pelo serviço militar da 2ª região  militar, de todos os formandos da área medica (medicina, farmácia,odontologia e veterinária) do sexo masculino, para serem inspecionados e selecionados para prestarem o serviço militar como oficiais , em unidades onde possam exercer atividades dentro de suas áreas. È nesta situação que o sexo feminino pode candidatar-se como voluntario para também incorporar nas fileiras do exercito. Todo formando da área medica é obrigado a apresentar o diploma, no prazo de 60 dias, a contar da data do carimbo do MEC, na junta militar  de sua residência. Após este prazo, devera pagar uma multa para se apresentar.

Caso tenha sido apto e depois incluído no excesso de contingente, estará em situação especial, o que significa que tem que apresentar-se anualmente na semana do reservista em qualquer junta militar, para carimbar sua reservista. EXAR de 09 a 16 de dezembro.

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba