A-
A+

Cultura

 

Release das Oficinas Culturais

Organizar e Supervisionar as Oficinas Culturais Permanentes e Temporárias da Secretaria da Cultura.

OBJETIVOS

  • Sensibilização artística;
  • Promover através da arte a sociabilidade, o respeito às diferenças e práticas de ética e cidadania;
  • Estimular as propriedades cognitivas e sensoriais do aluno;
  • Apresentar e aproximar a comunidade às diversas formas de expressão artístico-culturais, visando um primeiro contato com as mesmas;
  • Fomento artístico-cultural e formação de público.

Apresentação das oficinas:

 Artes - Infantil (6 a 12 anos)

Oficina reúne o fazer artístico em suas várias linguagens: modelagem, escultura, pintura e muito mais. Também, de forma lúdica, o aluno terá a oportunidade de entrar em contato com a História da Arte, com foco em artistas nacionais.
Monitor: Jane Bonet


Artes para Crianças (5 a 7 anos)

Através da arte, a criança descobre um mundo cheio de cores, formas, linhas e sentimentos. Ao pintar, desenhar e colar, ela desenvolve sua coordenação motora, agilidade, autoestima e potencial criativo. Nessa oficina o aluno aprenderá: brincar com arte; ver e fazer arte; cores na vida e na arte; tinta em movimento; ciranda das cores e formas.
Monitora: Cristina Cappellazzo Marinaro


Artes para Crianças (8 a 10 anos)

Nossa vida é como pedacinhos de uma colcha de retalhos que juntos contam nossas histórias, sonhos e alegrias. A arte nos ensina a colorir, desenhar, pintar e colar todos esses retalhinhos com criatividade e imaginação. Nesta oficina iremos aprender: as linhas na vida e na arte; brincando e descobrindo com a arte; das linhas nascem formas; lendo imagens; desenhos em ciranda; formas de olhar o mundo; e releitura.
Monitora: Cristina Cappellazzo Marinaro


Oficina de Customização (a partir de 10 anos)

Tudo é válido quando o que importa é criar. Dar vida nova a uma peça que estava em desuso, explorando e experimentando várias possibilidades. Customizar é transformar recortes, colagens, pinturas e alinhavos.
Monitora: Cristina Cappellazzo Marinaro


 Violão (a partir de 10 anos)

Curso de iniciação musical através do instrumento Violão. Curso de Violão Popular que utiliza ferramentas técnicas do ensino de Violão Erudito para o desenvolvimento de repertório, técnica e de performance artística.
Monitores: Geilson Santos e Alessandra Artero


  Viola Caipira (a partir de 10 anos)

A oficina tem como objetivos:

- Apresentar e aproximar a população a uma forma de expressão artística através da música. Foca, além do aprendizado musical, o desenvolvimento humano como um todo: aspectos físicos e motores (agilidade dos dedos e prática de canto enquanto toca, por exemplo), intelectuais (concentração, paciência e criatividade), sociabilização (respeito ao próximo e suas diferenças, a coletividade, o companheirismo), práticas de cidadania (apresentações em clínicas e entidades assistenciais) e a sensibilidade artística;

- Dentro da Oficina, são apresentadas duas formas de linguagem musical: Cifras (comum no uso para acompanhamento de canto) e Tablatura (sistema gráfico de escrita musical não oficial, porém, muito difundido atualmente, direcionada para solos e melodias) através do já clássico e tradicional repertório da Música Sertaneja de Raiz.
Monitor: David Quitzau


 Coral Infantil (7 a 11 anos)

A oficina de canto coral insere-se no campo da Educação Musical. Ela tem como objetivo proporcionar, de forma lúdica e divertida, o contato da criança com a realidade sonora e despertar a sua sensibilidade artística.
Monitora: Áurea Ambiel


 Coral Juvenil (12 a 17 anos)

Esta oficina destina-se aos jovens e visa iniciar o processo de educação musical estimulando o desenvolvimento de seu potencial vocal, artístico, criativo e reflexivo. Propicia o contato com canções da nossa e de outras culturas, promovendo, assim, o conhecimento e o respeito pela diversidade cultural.
Monitora: Áurea Ambiel


 Coral da Terceira idade (a partir de 55 anos)

A oficina pretende oferecer aos seus integrantes uma vivência musical alegre, divertida, inclusiva e integradora. Os benefícios advindos desta atividade podem contribuir para uma melhor qualidade de vida, auxiliando na manutenção de importantes processos cognitivos, além de estimular a afetividade e a sociabilidade.
Monitora: Áurea Ambiel


Coral da Cidade de Indaiatuba (18 a 55 anos)

O Coral Cidade de Indaiatuba é um dos corpos estáveis da Secretaria da Cultura. A oficina destina-se ao aprimoramento de conhecimentos musicais e da sensibilidade artística. Ela pretende propiciar ao seu integrante um repertório musical variado e amplo abrangendo diferentes gêneros e culturas.
Monitora: Áurea Ambiel


 Piano Digital (a partir de 10 anos)

A Oficina de Piano Digital aborda os seguintes aspectos:

- Postura: forma correta de posicionar-se no piano (costas, antebraços, pulsos e mãos), conhecimento das regiões do piano e toda a sua extensão;

- Aspectos teóricos: leitura do pentagrama, claves, figuras musicais, fórmulas de compassos simples e composto, aspectos rítmicos, aspectos melódicos e harmonia básica, formação de tríades e suas inversões;

- Aspectos técnicos: prática de arpejos, escalas, clichês patterns, coordenação motora, igualdade das mãos, dedilhados, trinados, trêmulos e oitavas;

- Repertório: vasto repertório, com abordagem em vários estilos (peças folclóricas, popular, erudito, música brasileira, internacional, temas de filmes e gospel). Serão seguidas duas linhas: o piano solo (onde o aluno executa a peça tocando a melodia e a harmonia) e o piano acompanhamento (onde o aluno faz a harmonia da música para ser cantada).
Monitor: Lincoln Soares


Taikô (a partir de 10 anos)

Taikô é o nome dado aos tambores tradicionais japoneses, utilizados em performances culturais. O aluno aprenderá a tocar o instrumento, além de aperfeiçoar técnicas musicais, possibilitando assim sua participação em apresentações artísticas.
Monitor: Daniel Monte Lima da Costa Aguiar


 Desenho Artístico - Infantil (7 a 11 anos)

Iniciação ao desenho artístico através das linhas, traços e formas geométricas básicas, para que a criança possa começar a desenvolver, com a sua criatividade, o desenho de objetos, alimentos, animais, entre outros.
Monitor: Marcio Eda


Desenho Artístico - Juvenil (12 a 17 anos)

Iniciação ao desenho artístico com base no estudo do desenho estilo mangá e do estudo da anatomia humana. Buscando assim o desenvolvimento da percepção e concentração de cada aluno.
Monitor: Marcio Eda


Desenho Artístico - Adulto (a partir de 18 anos)

Iniciação ao desenho artístico com foco no estudo de anatomia humana e princípios do desenho gestual e realista. Neste contexto, será desenvolvido um conceito mais terapêutico, com um olhar artístico para a expressão, pensamentos, emoção e opinião.
Monitor: Marcio Eda


Pintura em Tela (a partir de 10 anos)

O trabalho com pintura em tela proporciona momentos de convívio entre os participantes, levando-os a desenvolver as habilidades individuais, o autoconhecimento e a autovalorização. A oficina tem como metodologia atividades em grupo, nas quais os participantes pintam as telas utilizando tintas a óleo. Observa-se que ao final do processo, cada um descobre seu estilo próprio de pintar. Monitor: Rosana Megiato


Pintura em Tecido (a partir de 15 anos)

A oficina de pintura em tecido visa o trabalho de aspectos como: criatividade, concentração e habilidades manuais. A técnica de pintura em tecido é muito utilizada na confecção de peças utilitárias, como, por exemplo, os já tradicionais panos de prato.
Monitor: Rosana Megiato


Jazz Infantil (7 a 11 anos)

Trabalha a parte artística da criança, expressividade, coordenação motora, flexibilidade, ritmo, criatividade e condicionamento físico.
Monitores: Daniele Ianes, Priscila Carotti, Denis Ramos e Daniela Barbosa


Jazz Juvenil (12 a 17 anos)

Trabalha a coordenação motora, musicalidade, bem-estar social, confiança, memorização, criatividade, flexibilidade e fortalecimento corporal.
Monitores: Daniele Ianes, Priscila Carotti, Denis Ramos e Daniela Barbosa


Ballet Clássico Baby (5 e 6 anos)

Aulas ministradas uma vez por semana, com duração de uma hora. Durante o aprendizado, as crianças entram em contato com movimentos que auxiliam o desenvolvimento motor, psico-cognitivo, lateralidade, sociabilidade e afetividade, envolvidas por músicas clássicas, modernas e também infantis, tocadas ao piano e por orquestras, favorecendo o desenvolvimento cerebral, além de melhorar a autoestima, respeito próprio e aos colegas e professores, tudo de forma lúdica e com muitas brincadeiras.
Monitores: Priscila Carotti e Viviane Guerrero


Ballet Clássico Infantil (7 a 11 anos)

As oficinas trarão de forma lúdica e dinâmica a iniciação aos movimentos do Ballet Clássico com abordagem técnica e consciência corporal, despertando autoestima, concentração, coordenação, disciplina, sociabilidade e criatividade artística.
Monitores: Priscila Carotti e Viviane Guerrero


Ballet Clássico Juvenil (12 a 17 anos)

Direcionada ao público com ou sem experiência, as oficinas ensinam os movimentos próprios do Ballet Clássico com abordagem prática, através da consciência corporal e processos criativos, aprimorando a técnica dos exercícios da barra e centro, despertando o interesse pela carreira artística da Dança.
Monitores: Priscila Carotti e Viviane Guerrero


Hip Hop Infantil (7 a 11 anos)

Oficina ensina a dança de forma divertida, com dinâmicas que desenvolvem o trabalho em equipe, a disciplina e a expressão corporal.
Monitora: Daniela de Almeida Barbosa


Hip Hop Juvenil (12 a 17 anos)

De forma descontraída e dinâmica, a oficina emprega conceitos para permitir que os jovens se expressem por meio da dança.
Monitora: Daniela de Almeida Barbosa


 Hip Hop Adulto (a partir de 18 anos)

Por meio da dança, vivencie novos sentimentos, expressões e emoções, explorando durante as aulas, de maneira descontraída, a capacidade de concentração e confiança no dia a dia.
Monitora: Daniela de Almeida Barbosa


Dança de Salão (a partir de 16 anos)

Aulas voltadas para quem gosta de dançar diferentes gêneros musicais, como forró, bolero, samba de gafieira e soltinho. Para quem gosta de dançar a dois, aprender diferentes estilos. Após o processo de adaptação (iniciação), com movimentos básicos, postura de dança e marcação de ritmos, os alunos passam a aprimorar seu aprendizado.
Monitor: Victor Tegério


Teatro Infantil (7 a 11 anos)

Propõe o desenvolvimento da expressão corporal e vocal através de exercícios, jogos teatrais, improvisação, criatividade e muita diversão. De maneira lúdica, trabalha a criação de personagens, cenas e habilidades para o trabalho em grupo.
Monitores: Elisabeth Forini e Amanda Stahl


 Teatro Juvenil (12 a 17 anos)

Propõe estimular o desenvolvimento e habilidades de expressão corporal e vocal, através da pesquisa e de atividades práticas, ensinando técnicas de improviso, atuação e jogos teatrais, além de desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e autonomia. A oficina utilizará recursos como maquiagem, figurino, adereços e cenografia para ampliar o desenvolvimento da linguagem teatral. O trabalho é norteado pelos ensinamentos de Constantin Stanislávski, Viola Spolin, entre outros.
Monitor: Fabio Pimenta e Amanda Stahl


 Teatro Adulto (a partir de 18 anos)

Propõe o aprendizado e desenvolvimento de habilidades corporais, ativando percepções e autocontrole, usados em conjunto com a expressão vocal e expressões faciais. Propicia que o aluno improvise e atue em diferentes situações de jogos teatrais e, progressivamente, reconheça e utilize elementos da linguagem dramática, espaço cênico, personagens e conflitos. Desenvolve capacidades comunicativas e expressivas, relacionadas ao movimento corporal, ao texto e a voz, além de habilidades para a utilização de recursos da linguagem teatral, como maquiagem, máscaras, figurinos, adereços, música, cenografia e outros.
Monitor: Fabio Pimenta e Elisabeth Forini


Oficina de Graffiti (a partir de 10 anos)

Reúne aulas teóricas sobre a origem do graffiti no mundo e no Brasil, filmes, livros, revistas, estilos de graffiti existentes, técnicas para criação de estilo pessoal e aulas práticas de técnicas com sprays, tipos de bico (cap) e tipos de efeito (brilho, sombra, entre outros).
Monitores: Cristian Psedks e Doug Treze

Polos Culturais

Centro Cultural Wanderley Peres
Praça Dom Pedro II, s/nº - Centro
Telefone: (19) 3825-2056

Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)
Av. Eng. Fabio Roberto Barnabé, 5.924 - Jardim Morada do Sol
Telefone: (19) 3936-2584

Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU)
Rua Jordalino Pietrobom, 1.300 - Jardim São Conrado

Casarão Pau Preto
Rua Pedro Gonçalves, 477 - Jardim Pau Preto

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba