A-
A+

Cultura

 

Água



icone Roteiro Águas de Indaiatuba

Indaiatuba é marcada historicamente por sua relação com a água. Foi muitas vezes o fator decisório de investimento econômico para mover moinhos e também pesava na escolha dos imigrantes pela região. É orgulho para seus moradores que são frequentemente conscientizados sobre a importância desse recurso natural. Conheça neste roteiro as caixas d'água de valor histórico para o município, o chafariz, os rios que cortam a cidade, o Museu da Água e o Parque do Mirim. Estes parques possuem belos projetos de conscientização, conservação e preservação do meio ambiente.

Bicicleta: 22 km - 4h de roteiro

Carro: 25 km - 3h de roteiro






Córrego Belchior (Rio da Cidade)

Na beira dos rios e córregos que cortam a cidade e que antigamente supriam as necessidades básicas da população (alimentação, criação de animais e cuidados pessoais), Indaiatuba se desenvolveu. A casa da Memória construída recentemente à beira do córrego é um excelente local para contemplar o "Rio da Cidade" e descobrir mais curiosidades históricas sobre as águas de Indaiatuba.

Endereço: Rua da Primaveras / Rua das Camélias - Centro






Caixa d'água (Casarão Pau Preto)

Conhecida como Castelo d'água, a caixa d'água que faz parte do conjunto arquitetônico do Pau Preto, foi construída entre 1885 e 1892 para ajudar nos processos da fábrica de produção de café. A caixa d'água é símbolo da história do abastecimento de água da cidade.

Endereço: Rua Pedro Gonçalves, 445 - Centro. (em frente à sede do Sindicato dos Empregados do Comércio)






Chafariz (Praça Elis Regina)

O chafariz da Praça Elis Regina é um marco histórico do primeiro sistema de abastecimento da cidade no qual os moradores enchiam seus baldes nas torneiras e bicas espalhadas pela cidade e levam para suas casas.

Endereço: Praça Elis Regina, s/n° - Vila Sfeir






Caixa d'água (Praça Rotary)

Construída em meados de 1930 no cruzamento de avenidas, a caixa d'água da Praça Rotary além de simbolizar a história do abastecimento de Indaiatuba, é um marco na abertura de vias no início do século XX, que levavam ao centro da cidade.

Endereço: Praça Rotary, s/n° - Cidade Nova I






Museu da Água

Inaugurado em abril de 2016, o Museu da Água é referência em educação hidrográfica. Muito mais do que apresentar a importância da água para os visitantes, o museu tem entre seus objetivos a preservação e o ensino da história de Indaiatuba a partir da sua hidrografia. O museu, portanto, é um marco da relação que Indaiatuba tem históricamente com a água.

Endereço: Praça Rotary, s/n° - Cidade Nova I

Funcionamento: diariamente, das 9h às 16h

Contato: (19)3834-9433

Site: museudaagua.sp.gov.br






Parque do Mirim

Construído ao redor da barragem do Rio Capivari-Mirim, o parque é uma área de preservação ambiental onde as práticas esportivas acontecem de maneira educativa. O parque é conhecido por incentivar vários tipos de atividades de lazer, como pedalinho, pesca, quadras poliesportivas, parquinho infantil, ciclovia e academia para terceira idade.

Endereço: Estrada Dr. Rafael Elias José Aun, s/n° - Mirim

Funcionamento: diariamente, das 6h às 20h

Site: saae.sp.gov.br/parque-do-mirim/






Mapa do Roteiro "Águas de Indaiatuba"



Mapa do Roteiro Águas de Indaiatuba

Roteiro "Águas de Indaiatuba". Criado e disponibilizado no Google My Maps. (Ana Amélia Soares Leite)





Voltar ao topo da página

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba