Plano Nacional de Educação

Encontro Estadual de Conselhos Municipais de Educação

Conselheiras do CME participam de Encontro Estadual de Conselhos Municipais de Educação em Piracicaba em 07 de agosto de 2015.

Posse do CME

Em abril de 2015, tomam posse os novos conselheiros do Conselho Municipal de Educação, do biênio 2015/2017.

Na foto, detalhe da reunião ordinário com membros titulares e suplentes.

18º Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação

O Conselho Municipal de Educação de Indaiatuba participou do XVIII Encontro Estadual da União dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME nos dias 11,12 e 13 de agosto de 2014 no centro Adamastor em Guarulhos/São Paulo.

Participaram da abertura oficial do evento, o Secretário de Educação de Guarulhos, Moacir de Souza, o Presidente da UNCME/SP, Artur Costa Neto, a Presidente do Conselho Municipal de Guarulhos, Simoní Pereira Lopes, o Coordenador de polos da UNCME/SP, Milton Aquino, e o Presidente do Conselho Municipal de Educação de São Paulo, João Gualberto de Menezes.

O evento teve como objetivo consolidar os Conselhos Municipais de Educação do Estado de São Paulo como órgãos colegiados e representativos da sociedade, reconhecendo a importância da formação, aprimoramento e ampliação do universo pedagógico e cultural dos Conselhos.

Os três dias do evento foram marcados por oficinas, atividades culturais e debates que abordaram o papel e função dos conselhos, além da questão da identidade dos profissionais que neles atuam. Estiveram presentes representantes de cerca de 60 municípios.

O Conselho Municipal de Educação de Indaiatuba participa do FUNDEB

No dia 29 de agosto de 2013, às quinze horas, as representantes do Conselho Municipal de Educação Professora Gestora Kátia Marques Dias e a Professora Denise Bento Correa, participaram da reunião do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB.

Nesta data, foram empossados os membros do Conselho para o biênio 2013/2015, sendo eleita Presidente a representante da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba, Srª Fernanda Martins Sebastião, como Vice-presidente a Professora Gestora Srª Katia Marques Dias e como secretária a Srª Silvana Vieira de Lara Pereira. Também foram organizadas as agendas referente ao ano de 2013, sendo acordado que as reuniões ocorrerão sempre na última quinta-feira do mês, sempre as 14h00.

O Conselho Municipal de Educação de Indaiatuba participa IX Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Educação, através da presidente Andréia Aparecida Reis da Silva Guaiume, participou da IX Conferência Municipal de Assistência Social na cidade de Indaiatuba dia 26/07/2013.

O tema central do evento foi “A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social- SVAS”.

A Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba encaminhou à IX Conferência Municipal de Assistência Social, representantes das creches municipais (supervisor, orientador pedagógico, professor capacitador) e do grupo de apoio pedagógico (psicólogos e fonoaudiólogos).

A Conferência discutiu cinco eixos com objetivos específicos:

Eixo I- O cofinanciamento obrigatório da Assistente Social.

Eixo II- Gestão do S.U.A.S.: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação.

Eixo III- Gestão do trabalho.

Eixo IV- Gestão dos serviços, programas e projetos.

Eixo V- Gestão dos Benefícios no S.U.A.S.

No período da manhã foram realizados painéis sobre gestão e financiamento e a votação para aprovação do Regimento Interno da Conferência.

No período da tarde aconteceram plenárias temáticas, cada grupo se reuniu por eixo discutindo as ementas e objetivos específicos.

A conferência foi importante, pois evidenciou os direitos de proteção e assistência social de todos, os direitos de equidade rural-urbana, bem como equidade social e acesso a rede socioassistencial.

Discutiu-se também a acessibilidade, qualidade e políticas públicas.

O Conselho Municipal de Educação de Indaiatuba participa da Conferência Intermunicipal de Educação (polo Campinas)

Nos dias 28 e 29 de junho de 2013 aconteceu a conferência de Educação na UNISAL (Universidades Salesianas), que elegeu delegados para participarem da Conferência Nacional de Educação.

Participaram desse importante evento: a presidente do C.M.E, Professora Andréia Ap. Reis da Silva Guaiume, membros do C.M.E: Secretaria Municipal de Educação Rita de Cassia Trasferetti, Prof. Evani Ap. Peres e Professor Marcos Roberto Lipphaus Alves.

A conferência foi organizada da seguinte forma:

28/06 Leitura e aprovação do Regimento Interno da conferência.

29/06 Trabalho em grupo com delegados municipais, divididos por eixo.

Eixo I- O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.

Eixo II- Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente.

Eixo III- Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

Eixo IV- Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.

Eixo V- Valorização dos Profissionais da Educação: formação remuneração, carreira e condições de trabalho.

Eixo VI- Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Um dos objetivos específicos do CONAE foi acompanhar e avaliar as deliberações da Conferência Nacional de Educação 2010. Neste encontro foi definido os delegados que participarão da conferência no aspecto estadual.