Educação

 

Eventos

Plano Nacional de Educação


O Conselho Municipal de Educação de Indaiatuba participa 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Educação, através de seus membros, participou da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social na cidade de Indaiatuba dia 25/08/2021.

O tema central do evento foi "Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A Conferência discutiu cinco eixos com objetivos específicos:

  • EIXO 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
  • EIXO 2: Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
  • EIXO 3: Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
  • EIXO 4: Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassistenciais e proteção social.
  • EIXO 5: Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergência.

A conferência foi realizada remotamente através da plataforma google meet, sendo de extrema importância, pois tem por objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado e eleger Delegados(as) para XII Conferência Estadual de Assistência Social.


O Conselho Municipal de Educação de Indaiatuba participa da CONEPE – Conferência Estadual Popular de Educação (polo Campinas)

Nos dias 30/ julho, 31/julho e 07 de agosto de 2021 membros do Conselho Municipal de Educação de Indaiatuba participaram remotamente da CONEPE – Conferência Estadual Popular de Educação com o Tema Central: Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es.

O Lema do evento foi a Educação Pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito amenos e em defesa do legado de Paulo Freire.

  • Dia 30/07 Abertura da Conferência – das 19h às 21h
  • Dia 31/07 Conferência (7 grupos) – das 8h às 12h e 14h às 18h
  • Dia 07/08 Plenária Final – das 9h às 12h

Mesa de abertura com a presença: Prof.ª Helena de Freitas e Prof. Cesar Callegari

Participaram desse importante evento: a presidente do C.M.E Profª Professora Rosangela Favotto, membros do C.M.E, diretores de escola municipal, representantes das OSC parceiras e representantes de escolas particulares

A conferência foi organizada da seguinte forma:

  • 28/06 Leitura e aprovação do Regimento Interno da conferência.
  • 29/06 Trabalho em grupo com delegados municipais, divididos por eixo.
    • Eixo I- O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.
    • Eixo II- Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente.
    • Eixo III- Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
    • Eixo IV- Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
    • Eixo V- Valorização dos Profissionais da Educação: formação remuneração, carreira e condições de trabalho.
    • Eixo VI- Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Um dos objetivos específicos do CONEPE foi acompanhar e avaliar as deliberações da Conferência Nacional POPULAR de Educação 2022. Neste encontro foi definido os delegados que participarão da conferência no aspecto estadual.


O Conselho Municipal de Educação de Indaiatuba – gestão 2021-2023, esteve representado por sua presidente, Profª Rosangela Favotto, neste dia 2 de setembro de 2021 às 9 horas no evento técnico de inicio dos trabalho de elaboração do Diagnóstico Social Intraurbano do nosso município junto à Secretaria Municipal de Assistência Social.

O evento tem como objetivo dar início aos levantamentos de dados e informações que permitirão elaborar o Diagnóstico Social de Indaiatuba, constituindo uma fundamental base de dados para subsidiar o planejamento e a execução das diversas políticas públicas sob responsabilidade dos poderes executivo municipal, estadual e federal em nosso município.


O Conselho Municipal de Educação de Indaiatuba – gestão 2021-2023, reuniu-se presencialmente neste dia 19 de agosto de 2021, após um longo período em sessões remotas.

O CMEI é um colegiado formado por representantes de diferentes segmentos da sociedade pública e civil com objetivo de contribuir e acompanhar as políticas públicas educacionais do município.

O Conselho deve garantir que a educação do município seja de qualidade, cumprindo as determinações legais, fiscalizando a aplicação das verbas, o cumprimento das ações planejadas e a apuração de denúncias. Enfim o Conselho Municipal de Educação visa garantir uma gestão democrática da educação em busca de um ensino de qualidade, buscando assim que os anseios da população sejam atendidos.

A mesa diretora da gestão 2021-2023 do CMEI é formada por: presidente Rosangela Favotto, vice-presidente Erick Tadeu Barbosa dos Santos e secretária Deyse Viviane Garcia Bombassei.


Encontro Estadual de Conselhos Municipais de Educação

Conselheiras do CME participam de Encontro Estadual de Conselhos Municipais de Educação em Piracicaba em 07 de agosto de 2015.


Posse do CME

Em abril de 2015, tomam posse os novos conselheiros do Conselho Municipal de Educação, do biênio 2015/2017.

Na foto, detalhe da reunião ordinário com membros titulares e suplentes.


18º Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação

O Conselho Municipal de Educação de Indaiatuba participou do XVIII Encontro Estadual da União dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME nos dias 11,12 e 13 de agosto de 2014 no centro Adamastor em Guarulhos/São Paulo.

Participaram da abertura oficial do evento, o Secretário de Educação de Guarulhos, Moacir de Souza, o Presidente da UNCME/SP, Artur Costa Neto, a Presidente do Conselho Municipal de Guarulhos, Simoní Pereira Lopes, o Coordenador de polos da UNCME/SP, Milton Aquino, e o Presidente do Conselho Municipal de Educação de São Paulo, João Gualberto de Menezes.

O evento teve como objetivo consolidar os Conselhos Municipais de Educação do Estado de São Paulo como órgãos colegiados e representativos da sociedade, reconhecendo a importância da formação, aprimoramento e ampliação do universo pedagógico e cultural dos Conselhos.

Os três dias do evento foram marcados por oficinas, atividades culturais e debates que abordaram o papel e função dos conselhos, além da questão da identidade dos profissionais que neles atuam. Estiveram presentes representantes de cerca de 60 municípios.


O Conselho Municipal de Educação de Indaiatuba participa do FUNDEB

No dia 29 de agosto de 2013, às quinze horas, as representantes do Conselho Municipal de Educação Professora Gestora Kátia Marques Dias e a Professora Denise Bento Correa, participaram da reunião do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB.

Nesta data, foram empossados os membros do Conselho para o biênio 2013/2015, sendo eleita Presidente a representante da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba, Srª Fernanda Martins Sebastião, como Vice-presidente a Professora Gestora Srª Katia Marques Dias e como secretária a Srª Silvana Vieira de Lara Pereira. Também foram organizadas as agendas referente ao ano de 2013, sendo acordado que as reuniões ocorrerão sempre na última quinta-feira do mês, sempre as 14h00.


O Conselho Municipal de Educação de Indaiatuba participa IX Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Educação, através da presidente Andréia Aparecida Reis da Silva Guaiume, participou da IX Conferência Municipal de Assistência Social na cidade de Indaiatuba dia 26/07/2013.

O tema central do evento foi “A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social- SVAS”.

A Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba encaminhou à IX Conferência Municipal de Assistência Social, representantes das creches municipais (supervisor, orientador pedagógico, professor capacitador) e do grupo de apoio pedagógico (psicólogos e fonoaudiólogos).

A Conferência discutiu cinco eixos com objetivos específicos:

Eixo I- O cofinanciamento obrigatório da Assistente Social.

Eixo II- Gestão do S.U.A.S.: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação.

Eixo III- Gestão do trabalho.

Eixo IV- Gestão dos serviços, programas e projetos.

Eixo V- Gestão dos Benefícios no S.U.A.S.

No período da manhã foram realizados painéis sobre gestão e financiamento e a votação para aprovação do Regimento Interno da Conferência.

No período da tarde aconteceram plenárias temáticas, cada grupo se reuniu por eixo discutindo as ementas e objetivos específicos.

A conferência foi importante, pois evidenciou os direitos de proteção e assistência social de todos, os direitos de equidade rural-urbana, bem como equidade social e acesso a rede socioassistencial.

Discutiu-se também a acessibilidade, qualidade e políticas públicas.


O Conselho Municipal de Educação de Indaiatuba participa da Conferência Intermunicipal de Educação (polo Campinas)

Nos dias 28 e 29 de junho de 2013 aconteceu a conferência de Educação na UNISAL (Universidades Salesianas), que elegeu delegados para participarem da Conferência Nacional de Educação.

Participaram desse importante evento: a presidente do C.M.E, Professora Andréia Ap. Reis da Silva Guaiume, membros do C.M.E: Secretaria Municipal de Educação Rita de Cassia Trasferetti, Prof. Evani Ap. Peres e Professor Marcos Roberto Lipphaus Alves.

A conferência foi organizada da seguinte forma:

28/06 Leitura e aprovação do Regimento Interno da conferência.

29/06 Trabalho em grupo com delegados municipais, divididos por eixo.

Eixo I- O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.

Eixo II- Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente.

Eixo III- Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

Eixo IV- Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.

Eixo V- Valorização dos Profissionais da Educação: formação remuneração, carreira e condições de trabalho.

Eixo VI- Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Um dos objetivos específicos do CONAE foi acompanhar e avaliar as deliberações da Conferência Nacional de Educação 2010. Neste encontro foi definido os delegados que participarão da conferência no aspecto estadual.

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba