APM
APM - Associação de Pais e Mestres
A Associação de Pais e Mestres – APM é uma instituição auxiliar da escola, criada com a finalidade de colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao escolar e na integração família-escola-comunidade.
É de responsabilidade ajudar a prover recursos humanos, financeiros e materiais para manter a qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e administrada pelos pais e professores que voluntariamente, dedicam seu tempo em organização de eventos, juntamente com a direção da Escola.
A APM é uma associação civil com Estatuto próprio, sem fins lucrativos, caráter político, racial ou religioso, de natureza social e educativa.
Os principais objetivos da APM são:
- Colaborar com a direção do estabelecimento para atingir os objetivos educacionais pretendidos pela escola.
- Representar as aspirações da comunidade e dos pais de alunos na escola.
- Mobilizar os recursos humanos, materiais e financeiros da comunidade, para auxiliar a escola, provendo condições que permitam:
- a) contribuir para a melhoria do ensino;
- b) desenvolver atividades de assistência ao escolar, nas áreas socioeconômicas e de saúde;
- c) contribuir para a conservação e manutenção do prédio, do equipamento e das instalações;
- d) programar atividades culturais e de lazer que envolva a participação conjunta dos pais, professores e alunos.
- Colaborar na programação do uso do prédio da escola pela comunidade, inclusive nos períodos ociosos, ampliando-se o conceito de escola como o lugar exclusivo de ensino para ser um centro de atividades comunitárias.
- Favorecer o entrosamento entre pais e professores possibilitando:
- a) aos pais, informações relativas tanto aos objetivos educacionais, métodos e processos de ensino, quanto ao aproveitamento escolar de seus filhos;
- b) aos professores, maior visão das condições ambientais dos alunos e de sua vida no lar.(pág, 07 - Manual de utilização dos recursos do convênio FDE • APM/MEC)
Clique no link abaixo para fazer o download dos arquivos: