A escola representa a mais rica oportunidade de construção do conhecimento, desenvolvimento pessoal e espaço de interação social. É nela que a criança permanece a maior parte de seu tempo, dividindo com a família a responsabilidade de organizar meios para a ampliação de suas vivências.
Toda interação se dá através de linguagens e a linguagem verbal é uma característica essencialmente humana.
Sendo o fonoaudiólogo o profissional que trabalha especificamente com a comunicação humana e seus desvios, torna sua atuação e colaboração imprescindível no âmbito escolar.
A Fonoaudiologia Escolar visa privilegiar as crianças quanto aos aspectos relativos ao sistema neurovegetativo – sucção, respiração, deglutição, mastigação, OFA (órgãos fonoarticulatórios), fala, voz e linguagem oral e escrita.
Diante dessa abrangência, as atividades fonoaudiológicas permeiam CRECHES, EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL envolvendo triagens, avaliações e encaminhamentos de alunos, orientações a pais e professores e participação no planejamento pedagógico.
A atuação fonoaudiológica preventiva em crianças de creche e pré-escola (2 a 5 anos) tem um papel importante no sentido de oferecer subsídios às crianças que manifestam ou não os desvios ou distúrbios da comunicação para que, ao ingressar no primeiro ano, tenham oportunidades e perspectivas melhores na aprendizagem.
"É muito mais sensato trabalharmos em prol do desenvolvimento normal das crianças, associados à escola, do que corrermos depois atrás do prejuízo." (Fonoaudiologia e Escola: A Aprendizagem de uma Visão Preventiva – cap. 13).
As Fonoaudiólogas que compõem a equipe são: Daniella Vassimon Rosito Franco e Bárbara Lúcia Nascimento.
Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702
© Prefeitura Municipal de Indaiatuba