Programa Nascer Bem

O Programa Nascer Bem iniciou suas atividades em 10 de maio de 1998, atualmente estamos localizados junto ao Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança (em cima do UPA).
Contamos com uma equipe multidisciplinar, Enfermeiro, Assistente Social e técnicos de enfermagem que trabalham para a Proteção, Apoio e Promoção do Aleitamento Materno.
As nossas atividades consistem em atendimentos aos recém nascidos e suas genitoras nos hospitais do município (Santa Ignês e HAOC), neste atendimento são avaliadas o binômio mãe/bebê e são oferecidos orientações sobre amamentação, higiene do bebê e de suas roupas, exames como teste do pezinho e orelhinha, vacinação, agendamento de puericultura para crianças que serão atendidas na rede de saúde.
Também atendemos em uma sala de amamentação com demanda espontânea, encaminhamentos dos hospitais, unidades básicas de saúde e consultórios pediátricos. Neste atendimento trabalhamos com as dificuldades apresentadas pela puerpuera, e juntas traçamos estratégias de como melhorar a qualidade de vida do binômio, sempre respeitando a decisão da puerpera.
É importante ressaltar que realizamos visitas domiciliares para crianças com classificação de risco, nessas visitas e reforçamos as orientações já feitas no hospital.
Também realizamos orientação sobre ordenha e armazenamentos do leite materno para as mães trabalhadoras além de realizarmos palestras informativas em Unidade Básica de Saúde e Organizações Não Governamentais (ONG).

Responsável: Admn. : Ana Paula de Freitas Técnico : Ana Paula Bolzan Sombini