Páscoa Encantada

O COMAD Conselho de Políticas sobre Drogas vinculado a SEMFABES participou da Páscoa Encantada na Praça Prudente de Moraes na Tenda da Prevenção prestando atendimento a população e levando informações sobre drogas e seus efeitos através de informativos e dos eventos neste ano do COMAD. Marcaram presença também o mascote do VIVER "Vivão", a Família Coelho, a Guarda Civil, equipe do Instituto ICRIA, a Sra Tânia Primeira Dama do Município e conselheira Uilza Amaral. Agradecemos a direção do evento e ao Sr Prefeito Nilson Gaspar pela iniciativa de promover este evento através da cultura e do entretenimento. Informações do COMAD entrem em contato: (19) 9.9736-4633

Gerson Luiz - Presidente do COMAD

Pastor e Capelão

Páscoa Encantada

Presidente do COMAD Gerson Luiz Vieira participa de evento internacional sobre políticas e prevenção às drogas

O COMAD – Conselho Municipal de Politicas sobre Drogas vinculado à Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social foi representado pelos seus conselheiros Gerson (Presidente) e João (PROERD) , Talissa, Neiva, Marina e Cristina ( VIVER) no evento Freemind. Trata-se do 4º Congresso Internacional Freeemind 2016 – Informação – Prevenção – Mobilização. Foi realizado na Expo Dom Pedro em Campinas-SP nos dias 07 ao dia 11 de dezembro. O tema deste ano foi: “ ALCÓOL E OUTRAS DROGAS,POR UM MUNDO MELHOR, VAMOS TOCAR NO ASSUNTO”.

O evento teve início na quarta-feira dia 07 com um público de duas mil pessoas e foi aberto pelo diretor da Política Nacional de Controle de Drogas da Casa Branca, Michael Botticelli. O chefe dos Programas Globais de Redução da Demanda de Drogas no Departamento de Estado, Brian Morales, também participou.

Além do governador de SP, Geraldo Halckmin , o secretário de Justiça do estado, Dr. Marcio Elias Rosa, e o secretário de Assistência Social de SP, Floriano Pesaro, compareceram no primeiro dia.

O governador do estado de SP,  assinou um decreto estadual que dispõe sobre a prevenção do uso de tabaco, álcool e outras drogas, na noite de quarta-feira.

"Todo o foco é na prevenção e na articulação com a sociedade civil, fortalecendo os conselhos municipais e estabelecendo uma visão multifatorial: prevenção, tratamento, reinserção, redução de danos, pesquisa e repressão à oferta", explicou o governador no seu discurso.

Com o decreto, cada cidade deverá criar um conselho municipal sobre o tema. O projeto inclui ampliar as parcerias com as comunidades terapêuticas. Alckmin ressaltou que o Brasil é o maior consumidor de crack do mundo.

A Fundação Casa, no estado, tem, atualmente, 10 mil jovens com menos de 18 anos de idade aprisionados, e 70% deles foram detidos por causa de drogas, direta ou indiretamente, segundo o governador. Nos presídios de SP há 240 mil encarcerados, grande parte também tem relação com entorpecentes.

"É o desafio do nosso tempo. Talvez seja, hoje, a questão mais difícil de saúde pública", diz.

Participantes de 242 cidades brasileiras se inscreveram no congresso, além de 300 estrangeiros de 60 países, 120 Palestrantes Nacionais e 32 Palestrantes Internacionais. O evento contou também com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização dos Estados Americanos (OEA), União Africana e SENAD – Secretaria Nacional de Politicas sobre Drogas com coberturas da BAND e EPTV.

Paralelo ao Congresso também ocorreu a II Conferência Nacional de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT ( Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas e o I Simpósio Estadual AMOR EXIGENTE. No encerramento, compareceram para palestrar Dr Augusto Cury ( Escritor ), Dr Ronaldo Laranjeira ( Psiquiatra e Professor ) e o ex-jogador de vôlei Giba e para fazer uso da palavra de agradecimento o Ministro da Ciência e Tecnologia Gilberto Kassab e na cerimônia ecumênica foi celebrada pelo Padre Mejia – Colômbia Membro das Nações Unidas).

“ Tive a honra de fazer parte como guarda de honra na celebração como capelão pela UNIPAS INTERNACIONAL, e pela satisfação em adquirir conhecimentos de programas que serão aplicados no COMAD e estabelecer contatos de vários profissionais e autoridades de muitos estados e países atuantes na Politicas Públicas sobre drogas. E nos propor desde já a nossa participação em 2017 e na possibilidade como Palestrante na esfera da espiritualidade”

Gerson Luiz Vieira

Presidente COMAD Indaiatuba-SP